Historia em resumo

A mais séria paródia que jamais ouvi foi esta:"No começo era o absurdo, e o absurdo era, por Deus!, e Deus (divino) era o absurdo." Friedrich Nietzsche

terça-feira, 27 de julho de 2010

O ser...

Estive pensando...
Talvez isso não seja o suficiente, o suficiente, suficiente...
Talvez não seja.
Se é que se pode ser alguma coisa, coisa, uma coisa...
Considerando o fato de que nascendo morto,
ao morrer nunca existiu.

Ulisses Maciel

quinta-feira, 22 de julho de 2010

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Escrever é...

"A expressão de que não há nada a expressar, nada com que expressar, nada a partir do que expressar, nenhuma possibilidade de expressar, nenhum desejo de expressar, aliado á obrigação de expressar."
Samuel Beckett

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A linguagem e sua impossibilidade de ser além.

Eu digo, escuto, escrevo e leio palavras que fingem ser mais que palavras mesmo que não possam ser além de palavras. Ao escrever, corpo, morte, vida, todo o trabalho que tenho são quatro ou cinco letras. O meu corpo não é o mesmo que o seu e mesmo assim se chama corpo, a minha vida não é a mesma que a sua e mesmo assim se chama vida e não é diferente com a morte.

Ulisses Maciel

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Em quantos dias se criou deus?

Ao observar que, até os mais fanáticos dos religiosos temem a morte, tive a curiosidade de questionar: como uma certeza carregada por toda uma vida é posta em duvida? Como independentemente das inúmeras recompensas que os aguardam na pós-morte, tudo que suas expressões são capazes de mostrar é uma profunda agonia alimentada pela incerteza do vir a ser?
Pensando nisso tomei a liberdade de afirmar que de maneira independente de nossas crenças, o nosso corpo assim como nossa inconsciência nos alerta para a proximidade do fim.
A criação de Deus se dá no momento em que o ser humano não aceita sua condição, sendo assim, cria-se uma esperança de que o homem na verdade é um “super-homem” eterno para além do corpo e a vida uma provação divina pela qual se deve passar. Com isso somos levados, com o auxilio de ilusões, à não aceitação de que vivemos sem um propósito maior (vida eterna).
Viver é o único direcionamento possível e encontrar uma forma de melhor viver seria o que chamo de propósito da vida.

Ulisses Maciel

terça-feira, 6 de julho de 2010

Democracia

Considerando a impossibilidade humana de viver em total liberdade, definiria a democracia como um dos inumeráveis ideais impostos no decorrer da história, incompatíveis com a nossa dependência natural do objeto, seja ele material ou humano.

Ulisses Maciel

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Já pensou se seguíssemos a filosofia ao pé da letra?

Afirmaria a minha existência da seguinte forma: tudo que sou é uma impressão de mim, pois ao afirmar o que sou já não sou, fui.

Ulisses Maciel

Verdade

O conceito de verdade se encontra condenado ao devir, devendo sua impossibilidade à incerteza do vir a ser no tempo.

Ulisses Maciel

Ateísmo

Ao ser questionado sobre a existência de Deus, respondi afirmativamente, pois, a partir do momento em que o criamos com o intuito de nos confortar diante de nossa finitude, ele existe. Mas não como Criador e sim como criatura.

Ulisses Maciel

domingo, 4 de julho de 2010

Samuel Beckett - Ohio Impromptu

Discórdia

Eu sou um Homem em constante busca pela discórdia, não desejo que concordem comigo, mas sim o contrário, o conflito é responsável pela evolução em todos os aspectos da humanidade, o marasmo e a concordância só nos leva a paz e a paz nos estagna nos acomoda e nos priva do sentido que nos difere dos outros, o pensamento.

Ulisses Maciel

Acreditar em tudo o que é dito por homens que acreditam dizer o que foi dito por Deus. Não há nada que limite mais o espírito humano do que a fé.

Ulisses Maciel

Café filosofico - Nietzsche



Essa é apenas a primeira parte do programa, quem se interessar pode acessar as outras no You Tube.