Historia em resumo

A mais séria paródia que jamais ouvi foi esta:"No começo era o absurdo, e o absurdo era, por Deus!, e Deus (divino) era o absurdo." Friedrich Nietzsche

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Do instinto à inteligência Humana

"O homem é o único animal dotado de inteligência." Essa afirmação me intriga a alguns anos, pois, como posso afirmar algo que foge à experiência por mim vivida. Nunca estive na cabeça de um animal para afirmar com tanta veemência a ausência de inteligência. Com isso, deveríamos repensar a afirmação. Talvez, "o homem é o mais inteligente dos animais," seria melhor, pelo fato de a experiência nos permitir tal afirmação. Claramente o homem possui uma inteligência que o permite lidar com uma série de problemas, que à um animal, que não o homem, seria impensável. Com isso podemos dividir, esse caminho em direção a inteligência humana em três etapas. Instinto, inteligência concreta e inteligência abstrata.
Alguns animais, mais primitivos, de fato, são isentos de inteligência, ou seja, o instinto é a única ferramenta de sobrevivência e interação com o ambiente. O ciscar de uma galinha que busca o alimento ou o dançar de um pássaro que busca acasalar não é um ato de inteligência, mas apenas uma forma de perpetuar a espécie. 
Se pararmos para pensar a respeito de um animal, cuja estrutura se assemelhe mais ao homem, iremos observar uma desenvoltura mais relacionada à ideia de inteligência. O macaco - prego, por exemplo, intriga estudiosos, por sua ampla inteligência. Ele é capaz de analisar o meio em que vive para melhor aproveitar os recursos disponíveis, até mesmo com o auxilio de ferramentas. Porém, essa inteligência ainda é o que podemos conceituar como concreta. Ela esta relacionada à solução de um problema de forma imediata, uma vez solucionado esse problema, não se guardam valores para uma futura necessidade, nem há um aperfeiçoamento das técnicas utilizadas. O que nos leva a concluir que a experiência não serve de apoio a um possível desenvolvimento.
Diferente do homem, que não somente lida com problemas imediatos, como antecipa possíveis problemas. O homem utiliza sua experiência com o intuito de solucionar, facilitar e evitar o surgimento de novos problemas. O que segundo a filosofia, trata-se de uma inteligência abstrata. O homem, acredito eu, é o único animal dotado da consciência de sua existência. Dado que fundamenta a criação das diversas formas de pensar, criar e recriar a realidade na qual está inserido, seja por meio da arte, da religião ou da filosofia.

Ulisses Maciel