Historia em resumo

A mais séria paródia que jamais ouvi foi esta:"No começo era o absurdo, e o absurdo era, por Deus!, e Deus (divino) era o absurdo." Friedrich Nietzsche

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Linguagem como parte fundamental na formação do mundo.

O mundo se constitui de uma formação interdependente entre o indivíduo e a realidade, na qual o indivíduo é parte formadora do mundo e se forma a partir dele. Tal pensamento encontra suporte na análise do filósofo checo - brasileiro Vilém Flusser quando ao explicar a nossa relação com o mundo através da linguagem, afirma que a realidade bruta é por nós absorvida por meio dos sentidos, transformada em linguagem por nós compreendida (pensamento) e expressos através do intelecto em direção dos sentidos; nesse ultimo processo deixamos de ser transformados para sermos transformadores do mundo.

Sendo a compreensão da realidade em si uma tarefa inalcançável e a representação dessa realidade através da linguagem tão impossível quanto a sua compreensão, resta-nos a não busca por essa realidade bruta, mas sim, a representação da única realidade a nós possível, a realidade como representação através da linguagem estabelecida numa comunicação entre sentidos, intelecto e inteligência.

REALIDADE EM SI > SENTIDOS >INTELECTO>INTELIGÊNCIA = REALIDADE POSSÍVEL

Sendo assim me arrisco a demonstrar a relação entre o indivíduo e a realidade através do pensamento. E como esse envolvimento é responsável pela construção de nossa idéia de realidade, de forma constante e sem nenhuma interferência, se não a de nós sobre nós mesmos. Somos os únicos responsáveis pela condição em que vivemos; não eu;, não você, não Deus, não o Diabo, mas nós; numa cadeia inseparável de ações.


Ulisses Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário