Historia em resumo

A mais séria paródia que jamais ouvi foi esta:"No começo era o absurdo, e o absurdo era, por Deus!, e Deus (divino) era o absurdo." Friedrich Nietzsche

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Embriagado pelo aroma das flores.

A barca da humanidade, pensamos, tem um calado cada vez maior, à medida que é mais carregada; acredita-se que quanto mais profundo o pensamento do homem, quanto mais delicado o seu sentimento, quanto mais elevada sua auto-estima, quanto maior a distância dos outros animais - quanto mais ele aparece como gênio entre os animais -, tanto mais perto chega da real essência do mundo e de seu conhecimento: isso ele realmente faz com a ciência, mas acredita fazê-lo mais ainda com suas religiões e suas artes.
O erro tornou o homem profundo, delicado, inventivo a ponto de fazer brotar as religiões e as artes. O puro conhecimento teria sido incapaz disso. Quem nos desvendasse a essência do mundo, nos causaria a todos a mais incômoda desilusão. Não é o mundo como coisa em si, mas o mundo como representação (como erro) que é tão rico em significado, tão profundo, maravilhoso, portador de felicidade e infelicidade.

Friedrich Nietzsche

Um comentário:

  1. O mundo é uma representação do que acreditamos que ele é, e isso é algo incomodo. (incomodo eh mesmo esse teclado em acento)

    ResponderExcluir