Historia em resumo

A mais séria paródia que jamais ouvi foi esta:"No começo era o absurdo, e o absurdo era, por Deus!, e Deus (divino) era o absurdo." Friedrich Nietzsche

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A felicidade

A consciência infeliz é a única forma de consciência possível. A felicidade é inconsciente. O consenso em prol da dispersão e do divertimento seria consenso em prol da inconsciência, do desmaio. A atual dispersão da sociedade seria resultado da busca geral de felicidade: as imagens nos tornariam mais e mais felizes, porque nos dispersam e nos divertem sempre mais perfeitamente. A utopia, o país das delicias, estaria ao alcance da mão, logo, todos seremos felizes. Todos seremos boca que suga imagens, e ânus que devolve o que a boca sugou das imagens (feedback). Sociedade de consumo. Tal felicidade geral é do tipo que a psicanálise chama de "fase oral-anal", e do tipo "jardim de infância" (embora poluído por excrementos indigestos). Tal felicidade geral e generalizada é precisamente o que o termo "cultura de massa" significa. O indivíduo dispersado e distraído, o indivíduo inconsciente, passa a ser elemento de massa, do "coletivo inconsciente", e as imagens que o divertem passam a ser os sonhos coletivos. Sonhos de massa. Vista assim, a atual dispersão da sociedade se afigura tendência rumo à cultura de massa, à inconsciência geral, à felicidade.

Vilém Flusser

Um comentário:

  1. camará,

    quem raciocina não se importa com felicidade, pois sabe que ninguém vive ou subsiste de felicidade. questões como: e o outro?; e depois que se é feliz (se se conseguir alcançar a felicidade), o que se faz?; por que que um nasce assim e outro nasce assado?; ou até por que o céu é azul (mesmo que esta seja uma questão primária e simples, ou não).

    de modo que muito já se disse do infortúnio de quem é ser pensante que se compadece das coisas por ter capacidade de senti-las e da felicidade do que nada sabe ou pouco sabe (e então veem-se pedreiros cantando felizes da vida falando da novelo e do futebol e dos churrascos toscos que fazem; e do outro lado veem-se empresários ou professores ou escritores tristes ou preocupados)..

    boa postagem!

    Não podemos partir, esperamos por Godot (e vê se dá uma olhada no meu blogue de modo a contribuirmos um com o outro!)


    Louback

    ResponderExcluir