Historia em resumo

A mais séria paródia que jamais ouvi foi esta:"No começo era o absurdo, e o absurdo era, por Deus!, e Deus (divino) era o absurdo." Friedrich Nietzsche

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Um retrato da democracia brasileira

Muito se fala a respeito da democracia no Brasil, porém, pouquíssimo se compreende dela. Ao conversar e ouvir pessoas, tenho cada vez mais a convicção, assim como Saramago, de uma democracia limitada à troca de uma figura da qual não se gosta por uma que talvez venhamos a gostar.


Observando um pouco mais de perto o processo eleitoral da democracia brasileira, chegaremos à conclusão de que o que vence as eleições não é de modo algum o melhor candidato e suas propostas, mas sim, seguindo o modelo capitalista de mercado, o candidato vitorioso será aquele que, dispondo de uma quantia exorbitante de dinheiro, possa pagar a melhor e mais freqüente propaganda.

Um candidato a prefeito de São Paulo, nas ultimas eleições, teve uma campanha com o custo estimado de 30 milhões de reais, sendo assim, cabe a nós perguntarmos a origem desse dinheiro e qual a lógica de tamanho investimento, considerando o fato de que no término de seu mandato o prefeito terá recebido como salário um montante na casa de um milhão de reais.


A origem desse dinheiro vem da classe empresarial que, visando benefícios posteriores, investe na campanha de um candidato; 30 milhões não é o custo da campanha, mas o preço do candidato que, sendo eleito, facilitará e muito os negócios dos respectivos empresários. Uma espécie de demônio disposto a comprar almas, nesse caso mais específico a alma é justamente a da democracia, pois o candidato se tornará um ventríloquo a ser controlado.


Com isso, posso concluir que a democracia brasileira, limita-se a governabilidade favorável aos seus investidores e não ao povo, configurando o retrato caótico por nós cidadãos ausentes, pois de fato não participamos do processo democrático em nosso país, testemunhado diariamente.


Ulisses Maciel

12 comentários:

  1. Quem sou eu
    Ulisses Maciel
    Um ser alegremente condenado ao constante caminhar em direção ao nada que é a vida.
    Obs:. Amigo se você não tem uma direção deixa Deus te guiar e você saberá que no final do horizonte o nada se torna tudo!
    A propósito esse comentário acerca de sua personalidade revela uma pessoa vivendo sem sentido, sem perspectivas com um objetivo central segmentado a conformidade de que nunca vai ser alguém, pois é não te conheço, mas posso formar uma opinião com bastante propriedade acerca de você: Um individuo vazio, sem nada e nenhum fragmento de esperança!
    Seja mas grato pela vida que Deus te deu muitos enquanto você esta lendo esse comentário muitos querendo viver estão descendo a sepultura e o pior a vida é apenas dois dias e um já passou.
    O que é, afinal, a vida que você considera como o nada??
    O QUE É , AFINAL, A VIDA?
    Num lindo dia de sol, por volta do meio-dia, fez-se grande silencio na orla da mata. Os passarinhos haviam escondido suas cabecinhas sob as asas, e tudo descansava.
    Foi quando o bem-te-ví espirou por entre as folhagens da árvore e perguntou: " O QUE É, AFINAL,A VIDA?"
    Todos se surpreenderam com essa pergunta difícil. O bem-te-ví deixou o seu galho, deu uma grande volta pelo campo e voltou, em seguida, ao seu lugar , à sombra da árvore.
    Uma roseira à beira do caminho, estava, neste momento, abrindo um botão. Desenrolando uma pétala após a outra, dizia: " - A VIDA É DESENVOLVIMENTO."
    A borboleta era menos profunda. Voava de uma flor à outra. E, beliscando de sua doçura, dizia: " - A VIDA É SÓ ALEGRIA E BRILHO."
    Por entre o gramado denso, uma formiga carregava uma haste dez vezes mais longa do que ela própria. Numa parada para descanso, ela disse: "-A VIDA NÃO É MAIS DO QUE TRABALHO E CANSAÇO."
    Uma abelha, voltando de sua excursão pelo campo, carregadinha de nectar, observou: "- A VIDA É UM MISTO DE TRABALHO E PRAZER."
    Ouvindo essas reflexões sábias, o ratão não pode deixar de dar seu palpite: "- A VIDA? É UMA LUTA NO ESCURO."
    Quase teria dado briga entre os animais, se não tivesse começado a chover. E a chuva dizia: "- A VIDA CONSISTE EM LÁGRIMAS, SÓ LÁGRIMAS."
    Muito alto no céu, uma águia perfazia círculos majestosos. Ela exultava: "- A VIDA É UM ESFORÇO PRA SUBIR."
    Não muito longe da margem, uma árvore já curvada pela tempestade disse: "- A VIDA É INCLINAR-SE SOB UMA FORÇA MAIOR."
    Então veio a noite. Silenciosamnente, uma coruja deslizava pelo campo em direção à mata. Disse: "- A VIDA É APROVEITAR AS OPORTUNIDADES ENQUANTO OS OUTROS DORMEM."
    Finalmente, o silencio cobriu o campo e a mata. Após algum tempo, um jovem caiu na relva, cansado de dançar e beber, e disse: "- A VIDA É UMA BUSCA CONSTANTE DA FELICIDADE E UMA CORRENTE DE DECEPÇÕES."
    De repente, a aurora se levantou em todo o seu esplendor e disse: "- ASSIM COMO O DIA É UM INSTANTE DA VIDA, ASSIM A VIDA É UM INSTANTE DA ETERNIDADE".
    (Conto sueco- adaptação de João Cândido)

    ResponderExcluir
  2. "pois é não te conheço, mas posso formar uma opinião com bastante propriedade acerca de você: Um individuo vazio, sem nada e nenhum fragmento de esperança!"
    Ambíguo não?Se não conhece como pode julgar?E quem disse que sua opinião interessa!quem é você?que não teve ombridade nem a educação de assinar seu comentário.Este alias muito desagradável.
    O objetivo do blog não é apontar certo e errado, sagrado e profano.Não é dar "lições de moral" baratas.Isso é coisa de blog de tapado, medíocre.Existem dezenas desses por ai,vá visita-los faz mas o seu tipo.

    ResponderExcluir
  3. Tuhany Sabino
    1°Ambíguo não?
    Res: Se considera respeito sua opinião.
    2° Se não conhece como pode julgar?
    Res: As palavras do autor do blog e as discrições do seu perfil que os condenam, não eu!
    Ulisses Maciel
    Um ser alegremente ( “condenado”) ao constante caminhar em direção ao (“nada que é a vida”).
    3°E quem disse que sua opinião interessa!
    Res: Antes de formular essa afirmação, não se perguntou se me interessasse saber? Ou seja não me interessa saber se a minha opinião interessa! Mas agradeço sua preocupação...rsrsr
    4° quem é você?
    Se a minha opinião não interessa porque então o interesse em saber quem eu sou!
    A propósito quem é você pergunto eu? COMO SE ISSO FOSSE FAZER ALGUMA DIFERENÇA. Vejo que você sofre de um sintoma um tanto quanto desconhecido mas evidentes em suas palavras de nenhuma relevância “neurodegenerativa progressiva”.
    Que crítica fracassada! Concordo com você quando diz que tenho que procurar outro blog! O autor desse não tem direção esta caminhando para o nada! Se isso lhe agrega algum valor eu lamento. Ambíguo não? Depois eu que sou medíocre... Perdi meu tempo!

    ResponderExcluir
  4. Religiosos, acreditam mesmo que irão viver enternamente.

    ResponderExcluir
  5. Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer o grande esforço em compor um retrato pscicologico da minha pessoa, mesmo que devido a falta de informação, esse retrato seja de pouca valia. Procurem comentar os textos postados, a minha pesonalidade, o fato de eu ser louco ou não, é de pouca importacia em comparação com o conteudo dos textos aqui apresentados.
    Me convença da minima credibilidade e acredito que o proveito será melhor para ambas as partes.

    ResponderExcluir
  6. É triste ler comentários como o seu, Sr.anônimo. Esse tipo de comportamento diante de temas complexos e polêmicos é prova da estrutura que rege a educação e formação cultural das pessoas em nosso país. Privadas que são de uma educação laica, que não vise apenas criar funcionários, mas que permita discutir os infinitos assuntos que nossa vida abarca. O resultado são pessoas incapazes de pensar a respeito do que não lhes é comum, de fácil entendimento. Esse pensamento medíocre, progressista e ingênuo é prova da defasagem de quem não tem olhos para ver e que apenas segue, obedecendo a linha que traçam, como uma galinha hipnotizada, que só enxerga o que foi treinado par enxergar. Com tamanha limitação, não é de se estranhar que pessoas tão dependentes de "modos de usar" fracassem ao "analisar psicológicamente" textos tão provocadores. Mais comum ainda é não ter capacidade de entender as significações da palavra "nada", que remete ao nível mais profundo das coisas, do que é inarticulável, o que foge às palavras e que mesmo assim é buscado. É isso que faz a arte, a poesia e a filosofia. Acho que você não se identifica por medo. Vai saber né, se você atuar como psicólogo,crítico, professor, ou qualquer outra àrea que lide com o saber humano, certamente corre sérios riscos de perder o posto e acabar com a farsa. Vai ler, você está precisando!

    Keila Mara

    ResponderExcluir
  7. Você é tão asno, Sr. Anônimo, que não foi capaz de manter diálogo sobre os temas discutidos nesse blog, temas de imensa importância como democracia farsária, descaso com a educação, resistência às mídias mentirosas, posicionamento crítico diante dos dogmas e leis opressoras.
    Você é uma vergonha, por isso não se identifica. Mas é justamente para isso que esse tipo de informação existe, para provocar pessoas limitadas como você e para trocar conhecimento com aqueles que o tem.

    ResponderExcluir
  8. Paulo Henrique
    Pensei que isso fosse um blog democrático onde as pessoas pudessem expor sua ótica! Acho que o anônimo mexeu em um ninho de rato... Ao criticar o autor os seus adeptos logo saíram da toca.
    Ao anônimo tenho que dizer em relação à evidência da imaturidade nem perca tempo rebatendo o discurso de pessoas que só enxergam o que querem enxergar, na verdade são cegos guiando outros cegos ambos cairão em um precipício!

    ResponderExcluir
  9. Imaturidade em meio à maturação de alguns, regada à obediência cega aos moldes massificantes, pode ser uma saída para o pensamento. Pois o imaturo já não estará corrompido de pré-concepções, procurará formula a sua. Incoerência é a palavra. Pessoas que não tem consciência da importância da discussão dialógica, saem pelos blogs, destilando seu veneno preconceituoso, procurando vingar sua imbelicidade reta, coesa que visa "sucesso" imposto por moldes farsários e superficiais e ainda resmungam em defesa da exposição de sua "ótica". Incoerência. Foi justamente por expor uma visão diferente das concepções de alguns "comentadores" que esse blog foi "julgado", com muita incompetência, diga-se de passagem, com ataques e não argumentos relacionados aos assuntos abordados.

    ResponderExcluir
  10. Portanto, caro Anônino e Paulo, antes de atacar as ideias dos outros, que divergem das suas, respirem fundo, acalmem-se e pensem - façam um esforço - talvez meditação e livros ajudem. Aí, depois disso comentem com propriedade. :)

    ResponderExcluir
  11. “A existência de Deus independe de crenças ou descrenças. Ao inverso do que procuram fazer crer alguns, o ateísmo nunca é conseqüência de madura reflexão, ou resultante inelutável do conhecimento científico ou filosófico, é fruto de orgulho e rebeldia, uma manifestação da puberdade intelectual, como a acne o é da biológica. Para afirmar o próprio ego, busca rejeitar a autoridade. O ateu militante, encara a descrença como dogma, e a destruição da fé em Deus como um apostolado, em sua revolta anti-espiritual elege o próprio ego como o deus de si mesmos.Buscando justificativas racionais para a escolha feita, encantam-se ainda mais com a própria inteligência. Mas, ao contrário do que propalam, sua opção nada tem de racional, explicando-se melhor por um processo emocional. Acreditando compor uma seleta elite, ao fazerem da própria descrença um dogma e da ciência uma seita, olham de cima para os que crêem em Deus, considera como pessoas de mentes infantis, Isso os infla ainda mais de auto-importância e satisfação."

    ResponderExcluir
  12. A existência de um Deus absoluto, inarticulável e por nós não compreedido, representante do inexplicável, misterioso, desconhecido, nunca será nesse blog questionada, pois, acredito que ninguém tem condição de falar sobre aquilo que não conhece, logo não poderia eu me atrever a um áto de tamanha irresponsabilidade.
    O que questiono aqui é a existência de um Deus personificado, dotado de personalidade e comportamentos de uma criança mimada, como a irá, ciúme, perversidade, crueldade, vingança, o pai que ao criar o filho o abandona a própria sorte, pois, não há, diante das inúmeras desgraças vividas pelo genero humano, a minima possibilidade de se acreditar na influência de um ser divino a querer o nosso bem; ou não seriam os haitianos filhos de Deus, os africanos, os pobres etc? "nós somos os responsáveis pelo mal, não eu, não você, não Deus, não o Diabo, mas nós em uma cadeia inseparável de ações."

    ResponderExcluir