Historia em resumo

A mais séria paródia que jamais ouvi foi esta:"No começo era o absurdo, e o absurdo era, por Deus!, e Deus (divino) era o absurdo." Friedrich Nietzsche

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

E surge o homem consciente.

A partir deste post, o blog será dedicado, por um determinado tempo, a trechos da "Sagrada escritura" que não obtiveram, ao meu ver, uma interpretação satisfatória. Então para começar segue a seguinte passagem.

Gênesis 3:3-6

"Deus disse: 'Vocês não comerão dele (do fruto), nem o tocarão, do contrário vocês vão morrer'. Então a serpente disse para a mulher: 'De modo nenhum vocês morrerão. Mas Deus sabe que, no dia em que vocês comerem o fruto, os olhos de vocês vão se abrir, e vocês se tornarão como deuses, conhecedores do bem e do mal'.
Então a mulher viu que a árvore tentava o apetite, era uma delicia para os olhos e desejável para adquirir discernimento. Pegou o fruto e o comeu. Então abriram-se os olhos dos dois e perceberam que estavam nus." 



Comentário: Durante algum tempo, acreditava-se na veracidade incontestável da Bíblia, ainda hoje, existem vertentes religiosas que defendem a "Palavra" como um pronunciamento direto de Deus ao homem, porém se prestarmos um pouco mais de atenção, veremos que esta passagem, nada mais é do que uma alegoria que busca explicar o surgimento do homem como conhecedor de sua existência.
O nosso entendimento não é capaz de retornar ao momento exato de transição do estado inconsciente para o estado em que nos encontramos hoje. A maçã, como acreditam alguns, seria a fronteira simbólica entre estes dois estados de consciência. E a inquestionabilidade imposta aos leitores da sagrada escritura, dificultou de certa maneira, uma compreensão mais racional e lógica, não só da passagem em questão, como de todos os livros e leis que compõem a sagrada escritura.  

Ulisses Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário